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Novas regras para condução de jet ski mudam a partir de 2 de Julho…

Publicado Por | 25/02/2012 | 0
Áreas devem ser obrigatórias para entrada e saida destes veículos assassinos...
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Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 – 23h40

2 de julho

Mudanças em regras para conduzir jet ski aumentam interesse por aulas

As mudanças nas regras para a condução de jet skis entram em vigor em 2 de julho e já causam aumento do interesse por aulas teóricas e práticas. Uma escola náutica estima aumento de 30% a 40% na procura por cursos, após a portaria da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, publicada em 30 de dezembro, que exige uma habilitação específica para pilotar a moto aquática.

Créditos: Vanessa Rodrigues

Mudanças para pilotar embarcação entram em vigor no dia 2 de julho

Hoje, para se habilitar, é necessária apenas a aprovação na prova de arrais-amador ou motonauta. Não há a obrigatoriedade de curso teórico ou prático.

Para as habilitações que serão expedidas ou têm vencimento após o dia 2 de julho, o curso com duração de quatro horas práticas será obrigatório para a obtenção da carteira de arrais-amador ou motonauta, que é específica para quem pilota jet ski.

Para a inscrição no exame, é obrigatória a apresentação de atestado médico que comprove estado psico-físico e limitações, como lentes corretivas e aparelhos de audição. Em casos de pessoas que possuam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ela pode ser utilizada pois tem as mesmas informações.

A categoria de motonauta sempre existiu para quem quer apenas pilotar jet ski. Enquanto isso, a habilitação arrais-amador permite a condução de embarcações em limites de interior.

Já as outras duas categorias se diferem com relação às distâncias percorridas. A categoria mestre-amador autoriza a condução entre portos nacionais e estrangeiros. E a capitão-amador permite ao condutor o afastamento da costa.

“A prova de motonauta é muito mais fácil. Cai apenas 30% do conteúdo da arrais”, explica. Para guiar um jet ski, é necessário acertar dez de 20 questões, que não englobam as normas e nem os planos de combate ao fogo.

Carga horária

A exigência de carga horária prática é a grande mudança. Para motonauta são necessárias quatro horas de aulas, enquanto para arrais-amador é necessária apenas a comprovação de dez horas embarcadas, sem condução.

As aulas devem ser ministradas por entidades náuticas cadastradas na Marinha. Já as horas embarcadas podem ser comprovadas através de formulário padrão pelo dono da embarcação.

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Categoria: Cubatão, Geral

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