12:28 pm - sábado, 29 abril , 2017

Bertioga recebe certificação Município Verde Azul pela terceira vez consecutiva

Publicado Por | 07/04/2012 | 0
201204040904572

Com nota 86,96, Cidade ficou na 56ª classificação geral entre os 158 municípios que alcançaram o índice para conquistar a certificação

 

Com nota 86,96, Bertioga conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, mais uma certificação Município Verde Azul, ficando na 56ª classificação geral, entre o 158 municípios que alcançaram o índice para receber o certificado. A Cidade foi agraciada, também, com o prêmio Franco Montoro, por ser a primeira da Região Metropolitana da Baixada Santista e Litoral Paulista, em sua bacia hidrográfica.

O ranking ambiental dos municípios paulistas foi divulgado no final da tarde da última segunda-feira (02), no Palácio dos Bandeirantes, pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas e pelo governador Geraldo Alckmin. A cerimônia contou com a presença do prefeito Mauro Orlandini e do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga, Rogério Leite dos Santos.

Para o prefeito Mauro Orlandini, receber o prêmio pela terceira vez demonstra o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que trabalhou com afinco para manter a certificação. “O prêmio é motivo de orgulho para todos nós. Como já venho dizendo desde o ano passado, esse resultado é prova de um processo de mudanças de atitudes, que foi enraizado no Município e que está fortalecido e preparado para lidar com as questões ambientais”.

Conquistar o certificado pela terceira vez consecutiva foi motivo de comemoração para o secretário Rogério Leite, lembrando que não foi fácil cumprir as 10 diretivas ambientais do programa para garantir a manutenção da certificação Município Verde Azul.

“Protocolamos na Secretaria de Meio Ambiente do Estado um relatório com 1700 páginas mostrando o desempenho da nossa Cidade. Tivemos grandes avanços e muitos desafios. A certificação não significa dizer que não temos problemas, mas sim que temos planejamento e que vimos cumprindo o nosso programa na área ambiental.

Dos 645 municípios do Estado que participam do Programa, deles 485 enviaram informações e foram avaliados pela equipe do Município Verde Azul. Ao todo 158 foram certificados. Significa que mais de 20% das cidades do estado alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.

O certificado de Município Verde Azul garante à Administração Municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente entregou o Prêmio Franco Montoro, para os 19 municípios melhores colocados em suas bacias hidrográficas

Avaliação

Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Município Verde Azul

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação.

email
Categoria: Bertioga, LEIA TAMBÉM:

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário