09:09 am - quarta-feira, 18 outubro , 2017

Livro Agenda 21 de Cubatão é lançado, reunindo sociedade civil e empresários da Baixada

Publicado Por | 20/07/2012 | 0
image004 (2)

Iniciativa do Polo Industrial, representado pelo CIDE, CIESP de Cubatão e FIESP a obra Agenda 21 de Cubatão – uma história feita por muitas mãos foi lançada nesta quinta-feira (19/7), em Cubatão. O livro, de 200 páginas, que mostra como foi a mobilização e implementação da Agenda no município, chamou a atenção dos presentes ao Parque Anilinas. O evento de lançamento em Cubatão contou com a presença de autoridades como o diretor titular do CIESP/Cubatão e diretor executivo do CIDE Valdir José Caobianco  e diversos líderes comunitários que participaram ativamente da construção da Agenda, como Zumbi, Adélia da Conceição e “Pedrão do Ferro Velho”.

A trajetória do trabalho de uma cidade que começou a ser transformada por conta do esforço coletivo entre poderes público e privado, comunidade e sociedade civil organizada compõe os capítulos do livro, já apresentado  no mês passado durante a Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro.

“A proposta visou documentar o momento histórico da Agenda 21 de Cubatão e seus personagens, dando voz a todos: membros do Conselho Consultivo, Secretaria-Executiva, Coordenadores Temáticos, Painel Comunitário, consultores, ambientalistas, Prefeitura. O resultado é um livro-revista que pode ser lido em vários níveis: pelos testemunhos dos participantes, que compõem um “hipertexto”; na íntegra, considerando o contexto; pelas imagens ou pelo planejamento ”, definem os autores Américo Barbosa e Dirce Alves.

Proposta durante a ECO-92, conferência ambiental da ONU também ocorrida no Rio de Janeiro, a Agenda 21 mostrou que é possível aliar o desenvolvimento sustentável ao econômico e social. Hoje, a Agenda 21 de Cubatão tornou-se uma referência para outros municípios pois, em seis anos, mais da metade das propostas estabelecidas no cenário inicial foi implementada e 92% estão em execução.

Agenda 21 de Cubatão – uma história feita por muitas mãos também pode ser encontrado em versão online no site:http://www.agenda21cubatao.com.br/livro.pdf

email
Categoria: Cubatão

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário