21:42 pm - terça-feira, 12 dezembro , 2017

Mais de 1,2 milhão de eleitores vão as urnas neste domingo na Baixada Santista…

Publicado Por | 07/10/2012 | 0
N_103658773554


Sábado, 6 de outubro de 2012 – 22h25
Eleições na região
Mais de 1,2 milhão de eleitores vão às urnas neste domingo

Na Baixada Santista, 1.273.106 pessoas são esperadas nas urnas, neste domingo, para escolha dos prefeitos e vereadores que representarão as nove cidades nos próximos quatro anos. São 45 candidatos a prefeito e 2.493 a vereador. Os municípios de Santos e Guarujá, com nove prefeituráveis cada um, são os mais concorridos.

A votação começa às 8 horas e prossegue até as 17 horas nas seções eleitorais. Após ser autorizado pelo mesário a comparecer à cabine de votação, o eleitor terá de votar, primeiramente, para vereador (são cinco números). É possível votar no partido (voto em legenda), ao digitar seus dois números. Depois, é a vez de definir o voto para prefeito. São apenas dois números.

> Confira os locais de votação

Para votar, não é preciso apresentar o título. Basta levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

Justificativa

Todo eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral (cidade onde vota) no dia do pleito ou não puder comparecer às urnas tem prazo de 60 dias para justificar a ausência. A pessoa deve se dirigir a qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral e entregar o formulário devidamente preenchido.

É necessário levar título e documento oficial com voto. O formulário pode ser obtido, de graça, nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e sites do TSE e do TRE.
Créditos: Divulgação
São 45 candidatos a prefeito e 2.493 a vereador. Votação começa às 8 e prossegue até as 17h

Importância do voto

Para o pesquisador Wellington A. dos Santos, de Cubatão, o voto continua sendo um instrumento que revela a aprovação ou reprovação daqueles que foram eleitos do povo, pelo povo e para o povo. “O voto representa a nossa cumplicidade com os ideais propostos por nossos candidatos”.

“Votar é expressar minha vontade. Minha vontade nem sempre é a mais certa, justa, mais eficiente, mais competente. Não prevalecendo a minha vontade, tenho que fazer de tudo para que a vontade maior dos outros funcione e que suas metas e objetivos sejam alcançados”, diz o administrador Sérgio Oliveira Guerra, de Guarujá.

E o industriário aposentado, Adalberto Alves, de Santos, completa: “O voto é necessário e fundamental para se renovar toda uma estrutura já deteriorada, é uma resposta a quem imagina que uma representatividade seja definitiva”.

Interatividade

Registrou alguma curiosidade na hora da votação ou tem sugestão de matéria? Internautas podem enviar fotos e vídeos para A Tribuna On-line, pelo e-mail digital@atribuna.com.br. Coloque no assunto Eleições e não se esqueça de informar nome completo, cidade e telefone para contato. Sugestões de matérias ou denúncias de irregularidades também podem ser feitas pelo Facebook.

email
Categoria: Artigo, Comportamento, Política, Principal

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário