12:31 pm - sábado, 29 abril , 2017

Concurso Público na Cãmara de Guarujá está sendo preparado para o primeiro trimestre…

Publicado Por | 16/11/2012 | 9
Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 – 12h22

Oportunidade

Câmara de Guarujá prepara concurso público …

 

A Câmara de Guarujá prepara um concurso público para o primeiro semestre de 2013. Um estudo está sendo realizado para determinar os cargos e a quantidade de servidores necessária. O último concurso realizado pelo Legislativo foi há 14 anos. Atualmente, dos 205 funcionários, apenas 40 são concursados.

As informações são do secretário geral da Casa, Carlos Antônio de Souza. Segundo ele, funções como contador, advogado, técnico legislativo e até jornalista estão entre as novas contratações. “O presidente da Câmara (José Carlos Rodriguez, que não se reelegeu) deixará tudo pronto para ser feito no início do próximo ano”, afirma Carlos.

Ao mesmo tempo, o órgão aprovou este mês o Projeto de Lei 49/2012, que extingue cargos no Legislativo. O quadro atual tem 28 vagas distribuídas por sete funções que serão eliminadas: atendente legislativo, auxiliar de manutenção, auxiliar de segurança, auxiliar de serviços administrativos, auxiliar de serviços gerais legislativo, operador de fotocopiadora e operador de PABX.

Desses 28 lugares, 15 estão ocupados e as funções só deixarão de existir assim que os funcionários se desligarem (por aposentadoria ou outro motivo) do Legislativo. As 13 vagas restantes não estão ocupadas e serão extintas imediatamente.

Créditos: Rogério Soares

A próxima legislatura contará com 17 vereadores, que terão direito a até quatro assessores

Terceirização

Os serviços hoje feitos pelo funcionalismo passarão a ser desempenhados por uma empresa terceirizada, após licitação. Segundo Carlos, esta é uma recomendação do próprio Tribunal de Contas do Estado.

“É uma tendência em órgãos públicos a terceirização de cargos como de serventes e vigias, o que é feito no próprio tribunal. Já para as vagas mais qualificadas realizaremos concurso público, que é também uma cobrança do tribunal e do próprio Ministério Público. Nosso quadro é muito enxuto.”

A terceirização de funções no Legislativo de Guarujá está baseada em modelos como o da Assembleia Legislativa e das câmaras de São Paulo e Santos, a quem Carlos visitou para verificar o funcionamento. Segundo ele, a ocupação desses cargos braçais por servidor de carreira se torna mais onerosa para a Câmara, pois com o tempo e os benefícios, os salários ficam maiores dos que os praticados pelo mercado.

Além disso, ele afirma que em casos de afastamento temporário, por exemplo, o órgão não pode repor ninguém. “Já com a firma terceirizada isso não acontece. Eles têm a obrigação de mandar outra pessoa.”

Com a recente reforma feita pelo Legislativo, por exemplo, o prédio passou de 1.100 m² para quase 4 mil m². Antes havia dois banheiros e hoje são 16. “Vamos precisar de mais gente para trabalhar.”

Pregoeiro

A Câmara também aprovou a criação de um novo cargo, o de pregoeiro, além de 68 assessores parlamentares. Eles deverão compor o quadro a partir do próximo ano.

A criação desses postos vai ao encontro de uma recomendação do Ministério Público sobre o número de assessores por vereador. Ficou acordado que cada parlamentar poderá ter até quatro assessores. Para a próxima legislatura serão 17 vereadores, dois a mais que a situação atual.

Já a contratação do pregoeiro, segundo o secretário geral da Câmara, é uma recomendação do Tribunal de Contas. O profissional é quem elabora os editais das concorrências públicas do Legislativo. “Antes, quem fazia isso eram funcionários de carreira daqui. Agora pode ser tanto alguém da própria Câmara como de fora. Mas precisa ser aprovado em plenário. Para ser pregoeiro precisa ter Ensino Superior e o curso específico da área”, afirma Carlos.

email
Categoria: Artigo, Comportamento, Geral

9 Respostas to “Concurso Público na Cãmara de Guarujá está sendo preparado para o primeiro trimestre…”

  1. ana carolina mariano lusi ferreira
    13/02/2013 at 12:46 PM #

    gostaria de participar do concurso publico

  2. carla
    09/03/2013 at 4:35 PM #

    Boa tarde gostaria de saber quando será aberto concurso púlblico no guarujá obrigada.

  3. Fátima
    12/03/2013 at 10:15 AM #

    Quando abriará concursos nesta cidade de poucas oportunidades?

  4. Caroline
    16/03/2013 at 10:48 AM #

    Gostaria de ser informada quanto já estiver aberta as inscrições para o cocurso 2013.

  5. cristina couto
    01/04/2013 at 4:35 PM #

    quando abrira as vagas para o concurso publico?

  6. rosangela
    04/04/2013 at 7:55 AM #

    gostaria de saber quando irá abrir inscrição para o concurso,se possí, vel ser avisada,obrigada.

  7. Fabiane Santana
    29/06/2013 at 4:09 PM #

    Quando que será aberto o concurso para a câmara de Guarujá ?

    Obrigada

  8. 15/07/2013 at 9:34 AM #

    gostaria de ser informada quando iniciarão as inscrição p/ o concurso publico na prefeitura.

  9. Fernando
    20/11/2013 at 6:57 PM #

    Gostaria de informar q pelo andar da carruagem só no dia são nunca ira abrir este concurso.

Deixe seu Comentário