01:33 am - quarta-feira, 13 dezembro , 2017

Travessias de balsas terão sistema de monitoramento de espera

Publicado Por | 21/12/2012 | 0

O Consórcio Ergos, vencedor da licitação promovida pela Dersa, entregou na manhã de hoje (21/12) as obras de modernização do sistema de travessias em sete pontos do litoral de São Paulo. O novo CCO, Centro de Controle Operacional, montado no estaleiro do Guarujá, foi inaugurado pelo Governador Geraldo Alckmin e várias outras autoridades hoje no fim da manhã.

Cerca de 3,3 milhões de veículos devem utilizar as Travessias Litorâneas já modernizadas durante a Operação Verão 2012/2013, entre os dias 15 de dezembro e 17 de fevereiro nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia.

A tecnologia israelense usada para monitorar os principais portos do mundo foi adotada pela DERSA para controlar a espera nas balsas. Câmeras OCR (Optical Character Recognition) on-line e verificação das placas dos veículos vão ajudar no controle a partir de agora. Nas áreas de embarque, serão implantadas câmeras de segurança para o controle de navegação. Mais de 200 câmeras serão monitoradas pelo CCO e o projeto criado e implantado pelo Consórcio Ergos vai tornar não apenas o embarque mais seguro, como também será mais rápido com o melhor aproveitamento da capacidade das balsas.  O Consórcio Ergos Brasil é formado pelas empresas Ergos Tecnologia e HTS Brasil.

“Este foi um projeto pioneiro no Brasil pela tecnologia empregada e envolveu a maior travessia do mundo em número de veículos”, disse Maxwel Rodrigues, diretor da Ergos Tecnologia. Segundo ele, mais de cem pessoas estiveram envolvidas no trabalho ao longo de mais de três meses. “Os desafios logísticos foram grandes, não só em termos de deslocamento da equipe como também no gerenciamento dos recursos e na integração das tecnologias.”

No Natal e Ano Novo, as balsas devem receber 221 mil e 267 mil usuários, respectivamente. Já no aniversário de São Paulo, por ser um feriado municipal, a expectativa de movimento é menor, cerca de 132 mil automóveis. E o movimento maior fica para o Carnaval, com expectativa de 300 mil carros.

Com o novo sistema, os usuários, por exemplo, vão ter acesso ao tempo de espera antes do embarque em todo o sistema de travessias do Estado de São Paulo. A informação será exibida em painéis eletrônicos. Os seis sistemas de travessia são: São Sebastião/ Ilhabela, Santos/Guarujá, Vicente de Carvalho/ Praça da República, Cananeia/ Ilha Comprida, Iguape/ Jureia e Cananeia/Continente.

Com mais de 1000 sistemas implantados em 40 países, HTS fornece soluções para logística e segurança, além de contar com portais capazes de fazer varredura de radiação para inspecionar o conteúdo de contêineres. No Brasil, está presente desde o começo do ano com foco em monitoramento de rodovias e portos.

email
Categoria: Bertioga, Guarujá, Litoral Norte, Litoral Sul, Santos

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário