10:12 am - terça-feira, 12 dezembro , 2017

Aventura de Pai e Filho que estão remando de Copacabana a Santos

Publicado Por | 27/12/2012 | 0
slider3

Depois de pedalar da Ilha do Mel (Paraná) à Parati (Rio de Janeiro) e remar pelas baias e mangues do Lagamar, região que compreende o litoral sul do Estado de São Paulo e Norte do Paraná, estamos nos preparando novamente para outro desafio: remar um caiaque oceânico por 480 km pelo litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Sem dúvida um roteiro extraordinário que revela as mais belas paisagens entre a Serra do Mar e o Atlântico.

Será mais uma travessia de caiaque autônoma, ou seja, não contará com nenhuma equipe de apoio por mar ou terra. A travessia terá inicio em 20/12/2012 na praia de Copacabana e seguira pela costa passando pelas lindas praias da cidade maravilhosa, pela Barra de Guaratiba, Baia de Sepitiba, Ilha Grande, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, Ilha Bela, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga e, por fim, Santos no dia 12/01/2013.

Para o planejamento cuidadoso desta viagem foi fundamental a participação da família.

Como trata-se de uma travessia de mar aberto muito longa, foi indispensável o auxilio de profissionais especializados na preparação física, técnicas avançadas de canoagem e na meteorologia .

O conhecimento e tecnologia são as principais ferramentas aliadas nesta viagem. Modernos equipamentos aumentam o nível de segurança:

Caiaque oceânico duplo , remos de fibra de carbono , equipamentos de segurança e acessórios

Sistema de rastreamento e monitoramento via satélite

Navegação digital (GPS) e analógica (cartas náuticas)

Seguro aventura e resgate

A união de pai e filho nesta jornada é uma oportunidade de estar presente na vida da família. É mais do que simplesmente comparecer. Significa estar ao lado, somar esforços numa comunhão de sonhos, emoções e propósitos. É conquistar o que parecia ser impossível e superar limitações.

A travessia Copacabana a Santos é uma epopeia de aventura e cultura, que vai muito além de fotografar belas paisagens. Será também uma experiência de convívio com as comunidades caiçaras, cujas bases culturais tem uma pitada de além-mar, num caldo bem apurado de conhecimentos caboclos. É conhecer as suas culturas, crenças, economia e tradições.

Segundo o professor Diegues (livro Vida Caiçara), “caiçaras e caipiras descendem do caboclo, aquele que nasceu do índio e do branco colonizador e, portanto, tem semelhanças no manejo da terra e, naturalmente, em algumas palavras ligadas à vida na roça. Os caipiras habitam as áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, em especial o Estado de São Paulo, plantam o suficiente para a sobrevivência e levam uma vida rústica, longe da cultura urbana. No pé da serra, junto à costa, estão os caiçaras, que também vivem do cultivo da terra, mas estão muito ligados à vida no mar.”

A travessia “Copacabana a Santos”, é a última etapa do projeto Redescobrindo o Brasil Caiçara, que tem o objetivo remar e pedalar o território Caiçara ( faixa territorial entre o litoral Sul do Rio de Janeiro à porção norte do Paraná) e, de reunir todas as lições aprendidas, experiências e imagens das expedições já realizadas e transformá-las em duas grandes ações que trabalham o bem-estar cultural, emocional, ambiental e social através de palestras motivacionais dirigida para jovens e adultos e uma ação de educação ambiental utilizando a linguagem de teatro de fantoches para crianças.

Conheça um pouco mais desta aventura em: http://www.sandroribas.com

 

email
Categoria: Principal, Santos

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário