10:28 am - terça-feira, 12 dezembro , 2017

Viação Bertioga entrega novos ônibus metropolitanos à população

Publicado Por | 11/01/2013 | 0
Divulgação
Divulgação

Empresa entrega aos munícipes, 6 novos ônibus adaptados à linha metropolitana 930

Divulgação

A Viação Bertioga, empresa de transporte coletivo urbano e metropolitano entrega na quarta (16), às 10 horas, em frente à Prefeitura Municipal de Bertioga, seis ônibus novos que garantem conforto e segurança aos passageiros da linha metropolitana 930, que realiza o itinerário de Guarujá (Ferry Boat) a Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Todos os novos ônibus entregues são adaptados ao transporte de passageiros com necessidades especiais. A solenidade terá a presença do prefeito, Mauro Orlandini e autoridades.

Os novos veículos atendem especificações da Norma Brasileira 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida.

Os veículos novos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seu ocupante, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.

Os motoristas da Viação Bertioga recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirante.

Tecnologia de última geração – Os veículos vêm equipados com computador de bordo e possui sistema automatizado de mudança de marchas. As funções do computador de bordo são mostradas no visor, no painel de instrumentos. Nele são disponibilizadas informações, como: data, hora, consumo de combustível e tempo de viagem.

Conforto e Segurança – A Viação Bertioga buscou no mercado nacional os ônibus mais completos em equipamentos, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os motoristas não seguem viagem quando qualquer uma das portas estiver aberta), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.

Os veículos tem capacidade para 46 passageiros sentados e oferecem viagem segura e confortável em modernos assentos totalmente estofados. No interior do veículo, exaustores proporcionam total ventilação ao ambiente.

A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos informando a linha e o itinerário dos novos ônibus são equipados com lâmpadas, denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, cobertos com lentes plásticas. Estas lâmpadas têm sido cada vez mais utilizadas na fabricação de semáforos de trânsito, na iluminação interna de automóveis e em uma série de outros equipamentos de sinalização. Seu sucesso deve-se ao fato de que elas duram mais e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, e são ecologicamente corretas.

Motor eletrônico ecológico – Todos os seis novos e modernos ônibus possuem chassis da Volkswagen Brasil modelo 17230 e são dotados de motor da marca MAN Latin America, OD Euro V, conhecido como “motor ecológico” que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional. A empresa utiliza atualmente em seus veículos, o diesel S-50 (contém 50 partículas por milhão de enxofre) e ainda este ano, migrará para o Diesel S-10, que contém 10 partes por milhão de enxofre. Trata-se de um combustível de última geração, já vendido na Europa e fundamental para reduzir a emissão veicular de poluentes.Estima-se que, quando utilizado nos veículos novos o S-10 propicia uma redução de 10% a 15% na emissão de material particulado e NOx, além de garantir  melhor partida a frio e reduzir a  fumaça escura.

O motor eletrônico dos ônibus possuem o sistema EGR (recirculação dos gases de exaustão). Este sistema reutiliza parte dos gases de exaustão na mistura diesel e ar durante a combustão para a redução dos níveis de óxidos de nitrogênio (NOx). Assim, os gases poluentes são tratados antes de serem lançados ao ar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar que respiramos e do meio ambiente.

 

email
Categoria: Bertioga, Principal

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário