09:00 am - quarta-feira, 18 outubro , 2017

Quiosques se transformam em base avançada da Guarda, PM e Turismo

Publicado Por | 11/01/2013 | 0
Divulgação
Divulgação

Iniciativa provisória, que teve início no dia 20 de dezembro do ano passado, é elogiada por turistas

Divulgação

Desde o dia 20 de dezembro do ano passado, os quiosques que fazem parte do projeto de reurbanização da orla da praia de Bertioga estão sendo utilizados por serviços públicos. A medida adotada pelo prefeito Mauro Orlandini visa dar uma destinação aos equipamentos até a realização da licitação, para ocupação definitiva pelo comércio.

A Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM), e as secretarias de Saúde e Turismo estão ocupando os quiosques como pontos de apoio a turistas e moradores. De acordo com o comandante da Guarda, Giovani Amaral, durante esses 20 dias de uso, o local se transformou em uma base avançada da corporação e, durante esse período, o que chamou a atenção foi a grande quantidade de crianças perdidas. “Atendemos muitos casos desse tipo, além de informações ao turista e à comunidade e também autuações de infrações”, revelou o comandante.

Para garantir maior segurança para as famílias, principalmente no período em que as praias estão cheias, o Grupamento de Bombeiro Marítimo de Bertioga disponibiliza pulseiras plásticas para identificação das crianças, para anotação do nome e telefone dos responsáveis. As pulseiras podem ser retiradas com um dos seis guarda-vidas que atuam nesse trecho da orla e também nos dois Postos de Bombeiro, conforme explicou o comandante do Grupamento, Tenente Hugo Bernardes.

“A Administração Pública tem que ser fazer presente. É fundamental o contato visual da comunidade. Essa é a materialização do serviço público”, justificou o secretário de Segurança e Cidadania, Eduardo Silveira Bello. Além de reforçar os serviços da Guarda Civil Municipal, a intenção, segundo o secretário, é criar um Centro de Monitoramento em Bertioga, com uma Sala de Inteligência. “E para o turista estrangeiro, um sistema de atendimento com voluntários que falem várias línguas. Isso vai possibilitar maior acolhimento a esse turista”.

Turistas

A iniciativa da Prefeitura de disponibilizar os quiosques como pontos de apoio para a segurança e turismo foi elogiada pelos turistas que visitam Bertioga nesse início de Verão. Alexsandro Pereira de Araújo, da cidade de Itaquaquecetuba, frequenta Bertioga há mais de 20 anos e elogiou a ideia. “O posto policial era muito distante. Agora a sensação de segurança é maior na orla”. Sua esposa, Aline de Paula Araújo também gostou da iniciativa, mas acredita que a ocupação dos quiosques pelo comércio também é importante. “Acho que a praia vai ficar mais organizada”.

Pela primeira vez em Bertioga, o casal Carlos Humberto Almeida e Meire Guedes, que veio da cidade de Itumbiara (GO), também gostou da iniciativa. “Estamos em uma pousada e sempre que passamos pela orla, de dia ou de noite, vemos guardas e policiais”, comentou Carlos

O casal buscou informações no quiosque onde estão disponibilizados serviços de atendimento ao turista. “Estávamos procurando um passeio e nos indicaram vários. Acabamos escolhendo o Roda São Paulo”, disse Meire, referindo-se ao Programa Roda SP, do Governo do Estado, que disponibiliza passeios com vans e microônibus por R$ 10,00 para percorrer diversas cidades da Baixada Santista (informações pelo site www.turismo.sp.gov.br).

Sobre a iniciativa provisória de ocupar os quiosques com serviços públicos, Meire opina: “Acho que é muito bom e mesmo depois de destinar ao comércio, poderia ficar pelo menos um quiosque para esses serviços. Seria muito bom”.

Além do atendimento à população nos postos avançados, a Guarda Civil Municipal também pode ser acionada pelos telefones 153 ou 3319-8012.

email
Categoria: Bertioga

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário