15:22 pm - sexta-feira, 18 abril , 2014

Viação Bertioga investe em qualificação profissional

Publicado Por | 28/04/2011 | 1
Divulgação

Os funcionários da Viação Bertioga participam durante todo o ano de treinamento elaborado pelo setor de Recursos Humanos e Instrutores de Tráfego da empresa. Os motoristas recebem orientações teóricas e práticas específicas sobre atendimento ao cliente, relacionamento interpessoal, direção defensiva e econômica, mecânica básica e borracharia, além de segurança no ambiente de trabalho.

Reciclando o conhecimento

“É necessário sempre trocarmos experiências com os motoristas sobre casos do cotidiano, pois assim podemos direcionar e melhorar continuamente o atendimento prestado à população”, explicou José Varella, instrutor da empresa Viação Bertioga.

O instrutor Carlito José da Silva ressalta também as aulas práticas durante o treinamento com os motoristas, dentro do veículo. “São abordados assuntos, como: equipamentos obrigatórios de segurança, respeito às sinalizações de trânsito e conhecimento do veículo. Os motoristas da Viação Bertioga recebem também orientação para atender os passageiros portadores de deficiência, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirantes”.

A empresa realiza também, cursos de reciclagem para os profissionais do setor de tráfego que retornam de férias. Esses treinamentos contribuem significativamente para que os motoristas possam estar sempre atualizando informações que são importantes para garantir a qualidade do serviço de transporte coletivo de passageiros.

Programa de treinamento

Ao todo no ano, 3.624 horas/ano de treinamento compõem o Programa Especial de Treinamento da Viação Bertioga, priorizando sempre a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes.

Direção Defensiva – São abordadas as técnicas de como conduzir o ônibus com segurança, evitando acidentes.

Direção Econômica – O objetivo é conscientizar o motorista sobre a importância de se colocar em prática conceitos sobre direção segura e econômica.

Mecânica Preventiva e Corretiva – Competência Técnica em manutenção veicular; conhecimento geral do veículo que dirige.

Noções Básicas de Condução de Veículos com Pneus Radiais – Competência Técnica sobre a composição do pneu e orientação sobre a melhor forma de conservá-lo.

Atendimento ao Cliente – Aqui são abordados temas relacionados ao atendimento ao passageiro, como e empatia, percepção, motivação, relacionamento interpessoal, comunicação, postura profissional, cooperação, trabalho em equipe, paciência e cordialidade. Neste item os profissionais recebem orientação teórica e prática sobre como atender com qualidade os passageiros portadores de deficiência.

Técnicas de Primeiros Socorros – Como realizar os primeiros socorros em situações específicas.

Curso de Mecânica Técnica – Aqui o motorista recebe informações técnicas sobre os veículos, painel de instrumentos e simbologia aplicada.

Uso de EPI / EPC – Conhecimento quanto as obrigações e deveres com relação às normas de segurança da empresa em conformidade com a portaria n° 3214/78 e demais leis pertinentes.

Treinamento para melhor atender ao passageiro portador de necessidades especiais

No treinamento específico sobre atendimento ao cliente, os motoristas da empresa recebem orientação teórica e prática ministrada por profissionais do setor de Recursos Humanos da empresa sobre como atender com qualidade os passageiros portadores de necessidades especiais.

Segundo a psicóloga supervisora do RH da Viação Bertioga, Silvia Alvarenga, “o objetivo do treinamento é conscientizar os motoristas sobre a importância de um atendimento qualificado e diferenciado aos passageiros portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, como os idosos, gestantes e crianças. Através de dinâmicas de grupo, onde utilizamos cadeira de rodas, vendas nos olhos e tampões de ouvido, eles interagem entre si e percebem a importância da excelência de um bom atendimento”.

Também na parte prática, os instrutores de tráfego e treinamento dão ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirantes ou passageiros com mobilidade reduzida.

Escola gratuita para novos motoristas

A Viação Bertioga também realiza treinamento específico gratuito voltado aos motoristas da cidade de Bertioga, com habilitação D ou E e com cursos exigidos pela legislação, mas que não possuem experiência prática em transporte coletivo de passageiros.  São ministrados, no mínimo, 20 horas de treinamento, podendo variar para mais, dependendo da evolução de cada motorista participante do curso.

Cerca de 40 motoristas que freqüentaram a “escola” fazem parte hoje do quadro de profissionais da Viação Bertioga.

email
Categoria: Bertioga, Principal

1 Resposta to “Viação Bertioga investe em qualificação profissional”

  1. clodoaldo marcelino de souza
    07/02/2014 at 5:00 PM #

    muito bom

Deixe seu Comentário