01:42 am - terça-feira, 17 outubro , 2017

Prefeitura convoca mais 56 agentes para atuar nos bairros

Publicado Por | 30/01/2016 | 0
Foto: PMB | Marcos Pertinhes
Foto: PMB | Marcos Pertinhes
Agentes que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF) vão atuar no Indaiá, Chácaras, Vista Linda e Jardim Vicente de Carvalho 
Foto: PMB | Marcos Pertinhes

Foto: PMB | Marcos Pertinhes

Mais 56 candidatos aprovados no processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde, realizado em setembro de 2014, foram convocados pela Prefeitura de Bertioga para exames médicos admissionais, e no prazo de 30 dias deverão ser chamados para iniciar os treinamentos e, posteriormente, os trabalhos nos bairros Jardim Vicente de Carvalho, Chácaras, Vista Linda e Indaiá.

Os agentes vão integrar a Estratégia de Saúde da Família e, de acordo com a secretária interina de Saúde de Bertioga, Maria José Sanz Sogayar, eles participarão, também, das ações ostensivas contra a dengue, em parceria com a Coordenadoria de Vetores e Dengue do Município. Desde janeiro do ano passado, 24 agentes estão atuando, tendo como base a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia, com 16 agentes no bairro e mais 08 em Guaratuba. Boracéia conta com uma equipe e Guaratuba, com três equipes.
Os novos convocados passarão por um período de treinamento para conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a atenção básica; a atuação de cada profissional no ESF, ética profissional estratégia de abordagem, entre outras informações fundamentais para o início do trabalho. Eles também passarão por treinamento junto à Coordenadoria de Vetores e Dengue para atuar na comunidade, no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Para a secretária, os agentes são os principais elos com a comunidade, atuando em atividades de prevenção de doenças. “Um dos grandes problemas enfrentados, atualmente na saúde pública é a dengue, e é papel fundamental do agente repassar para a sua comunidade informações importantes para prevenção da doença. Eles poderão orientar e conscientizar as famílias, que o mosquito só poderá ser eliminado a partir do momento em que a população ficar consciente de que a erradicação da dengue é possível com a colaboração de todos”.
Após o treinamento, a secretária acredita que, efetivamente, no prazo de dois meses os bairros já estejam atendidos pelos agentes comunitários, que iniciarão a territorialização dos bairros aonde vão
atuar. O trabalho consiste em cadastrar, primeiramente, todas as casas e, em seguida, todos os moradores de cada residência. .
Entre as ações dos agentes está a orientação da comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, o registro de gestantes e crianças entre 0 e 6 anos, o incentivo ao aleitamento materno, a orientação das mães sobre a vacinação infantil, registro dos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase e câncer, entre outras que podem ser fundamentais para a promoção da saúde.
A ESF conta com equipes compostas por médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, baseados na UBS de cada bairro.  Fonte: Ascom
email
Categoria: Bertioga, Saúde

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário