11:37 am - quarta-feira, 20 agosto , 2014

Escola de Samba Casa do Mestiço canta sobre crenças populares e superstições

Publicado Por | 21/02/2011 | 0
Divulgação

Uma das escolas de samba que sempre chama atenção com seus desfiles ricos em cor e técnica, aposta no tema das crenças populares e superstições para levar o título do Carnaval da Família de Praia Grande 2011. É o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Casa do Mestiço, do bairro Esmeralda, que foi a campeã do Grupo 1 ano passado e desfila agora entre as especiais. A agremiação desfila na segunda-feira, dia 7 de março. O Carnaval da Família 2011 é parceria entre Liga dos Blocos e Escolas de Samba (Libesa), Prefeitura e Grupo Gazeta do Litoral.

Um gato preto que cruza a rua, banho de sal grosso ou bater três vezes na madeira podem trazer sorte ou azar? Para discutir isso o samba de enredo do Mestiço, trabalhado para 2011, é Crendices e Superstições. Se a sorte existe, com o azar não vou brincar, um tema que de acordo com o presidente do grupo, Rogério Mazio, será mostrado de forma lúdica.
São culturas cheias de crenças e superstições que habitam o imaginário das pessoas e que assustam, mas apenas para proteger seus espaços, preservar sua terra, suas etnias, folclore e crendices. No sambódromo serão cerca de 700 componentes, divididos em três setores e 12 alas.
Quatro carros alegóricos prometem trazer movimentos e efeitos especiais inéditos ao Carnaval de Praia Grande. Uma das alas leva o nome Fé que envolve nossos corações e mostra a influência e força das crenças na rotina diária da pessoas. O destaque fica para a formação desta ala: somente pessoas da comunidade farão parte, como reconhecimento ao seu trabalho e envolvimento.
A Casa do Mestiço entra coberta de talismãs, amuletos e patuás, toma um banho de água de cheiro, espanta o olho
gordo e trabalha sério”, explica Mazio, pegando carona na filosofia do enredo.
Ensaios
No time de puxadores do samba estão Marlon, Spoke e Alexandre. Os compositores do samba, rumo ao título, são: Ricardo, Osvaldo e Toninho Penteado. Os ensaios da escola estão abertos a todos os interessados, na rua Hermenegildo Pereira de França, n° 77/79 , no bairro Esmeralda. Todas as quartas, sextas e domingos há folia no barracão a partir das 19h. No domingo a festa inicia antes: o Batuque na Cozinha faz o aquecimento da turma da bateria, a partir das 16h, com um bom e tradicional samba de roda, antes do ensaio propriamente dito. O site da Casa é www.casadomestico.com.br .
Fazer um desfile inesquecível só é possível graças ao trabalho forte das comunidades no barracão, ressalta o presidente Mazio. Entre o time de apoiadores estão o Grupo Gazeta do Litoral, o Bolão Doces e Salgados, Ki-Mar Construtora e Incorporadora, Bar e Pizzaria do Reco e Casa Forró no Mato.
A Casa do Mestiço conquistou seu lugar entre as especiais este ano, quando na edição de 2010 optou pelo quesito grandiosidade. O enredo era Mãe África – Bantu, Samba e Mestiço, onde fez resgate histórico cultural, sobre trajetória de povoados do continente africano, chegando à influência no samba.
No Carnaval da Família 2011 serão ao todo 14 escolas de samba concorrendo entre Grupo Especial (seis escolas) e 1° Grupo (oito). Os desfiles ocorrem nos dias 6 e 7 de março, a partir das 19h e as campeãs serão conhecidas no dia seguinte, terça-feira de Carnaval, dia 8, a partir das 12h.
email
Categoria: Carnaval, Litoral Sul, Saia de Casa

Sem Comentários ainda.

Deixe seu Comentário