18:52 pm - domingo, 24 março , 2019

Casa do Mestiço é grande campeã do Carnaval de Praia Grande

Publicado Por | 09/03/2011 | 1

Após dois dias de desfiles de 14 escolas de samba, Praia Grande já tem a mais nova campeã de seu Carnaval da Família 2011. Desta vez, a Casa do Mestiço gravou seu nome entre as maiores agremiações da Cidade. A segunda colocada foi a Folia 99. A apuração ocorreu na tarde de terça-feira de Carnaval, dia 8, e sagrou ainda duas escolas do 1º Grupo, que sobem ao time das Especiais em 2012. A realização do Carnaval foi parceria entre Prefeitura e Liga das Escolas de Samba (Libesa).

Foi com quase unanimidade que O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Casa do Mestiço, do bairro Esmeralda, levou o título máximo do Carnaval. Foram sete de um total de nove quesitos fechados com a nota dez, como bateria, samba, comissão de frente e harmonia. A escola entrou com três carros alegóricos e levou mais de 600 componentes pro samba. O destaque ficou para a teatral comissão de frente que, além de dançar, interpretou caras e bocas contra qualquer indício de azar, olho gordo ou inveja. Isto por que o tema este ano foi Crendices e Superstições. Se a sorte existe, com o azar não vou brincar. Carros imensos e fantasias bem acabadas, na maioria de material reciclável, mostraram que a fórmula estava certa.

“É a glorificação de cada um que colocou o dedo no trabalho da Mestiço. Acredito que assim como para a maioria das outras escolas, este foi um dos anos mais difíceis para nós”, ressalta o presidente vencedor, Rogério Mazio, sobre a dificuldade de manter elevado o nível que as agremiações conquistaram ano passado. “Trabalhamos muito e agora este choro vem sufocado da garganta, de alguém que tanto esperou este título e agora recebe o trofeu.” Este é o primeiro ano da Casa do Mestiço entre as melhores da Cidade (foi a grande campeã do 1º Grupo ano passado). “Agora o desafio só aumenta. Ganhamos ano passado e conquistamos o lugar nas Especiais, sendo a campeã desta vez. Neste momento é preciso trabalhar para não perder esta qualidade”, prevê Rogério. A escola faturou o trofeu e ainda o valor de R$ 12 mil, pelos seus 177,4 pontos.

Seguida da Mestiço, veio a Escola de Samba Folia 99, do bairro Mirim, que obteve 174 pontos no total. Esta apresentou, desde o ínício, fantasias, adereços e carros luxuosos, que renderam nota dez nos quesitos alegoria e fantasia. O tema foiPovo brasileiro, abordando um Brasil descoberto por portugueses, país que já tinha os índios como habitantes. Samba fácil de cantar e a sempre presença feminina na comissão de frente, empolgaram. “Trabalhamos para esta grandiosidade. O Carnaval foi feito no braço, nas nossas próprias mãos. Vimos a grandiosidade de todas nossas irmãs e quem ganhasse mereceria”, disse o presidente da Folia, Eduardo Oliveira, quando questionado sobre a competitividade. A agremiação ficou o com trofeu de vice e mais R$ 8 mil. A Mancha Verde Baixada, que lutou ponto a ponto com a Folia 99, ficou em terceiro lugar, com 172,5 pontos, falando sobre O mundo dos alquimistas.

EMOÇÃO

- Foi com emoção extrema e soluçando num choro de vitorioso, que o presidente José Augusto Santana, o Zé da Favoritos do Forte, recebeu a notícia de que havia conquistado o lugar mais alto do 1º Grupo, saindo da zona de acesso. “Isto é mais do que um lugar entre as Especiais: é uma coroação ao nosso empenho. Choro sim, pois quem esteve durante todo o ano trabalhando na nossa escola sabe o quanto este título é esperado”, desabafa o presidente Zé, que, junto com sua comunidade, levou 83,7 pontos e subiu a escola com tema O desenvolvimento da pesca.

Outra agremiação que conquistou o mesmo direito de se mostrar nos dia das Especiais em 2012, foi a Acadêmicos da Ilha do Caieiras, que levou o segundo lugar, com 82,1 pontos, falando sobre Iara, a sereia do Brasil. Para que estas tenham vaga garantida entre as melhores, é regra que as duas menos pontuadas do Especial desçam ao 1º Grupo. Portanto, em 2012 caem a Escola João Apolônio – Cesac, do bairro Canto do Forte e também Acadêmicos de Praia Grande, do bairro São Jorge.

“O Carnaval da Família 2011 foi considerado um sucesso, pelo quarto ano consecutivo nas mãos da Cidade (não mais Metropolitano). É muito bom vivencia tanto os bastidores das escolas, quanto o grande momento, no sambódromo, diante de nós, na arquibancada”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. Não houve qualquer ocorrência policial durante os desfiles e atendimentos de saúde foram ágeis em um ou outro caso isolado de pessoas passando mal. Quase 15 mil pessoas compareceram ao evento, de acordo com organização do evento. O segundo dia de desfiles foi recorde, pois na metade das apresentações já não havia mais lugar nos 400 metros de arquibancada.

email
Categoria: Carnaval, Litoral Sul

1 Resposta to “Casa do Mestiço é grande campeã do Carnaval de Praia Grande”

  1. 10/11/2011 at 12:20 PM #

    Muito bom post . Eu só tropeçou em seu blog e queria dizer que eu realmente gostei de navegar seus posts. Afinal de contas eu vou estar assinando o seu feed rss e eu espero que você escreva novamente em breve!

Deixe seu Comentário